Sete fatos que você precisa saber sobre Mindfulness

Já ouviu falar de Mindfulness? Pode ser que na Internet já tenha aparecido algum conteúdo para você sobre isso.
Mas você sabe o que é este processo e como ele pode te ajudar? Nesse blog post você vai saber mais sobre esta técnica, como surgiu, como praticá-la e quais são seus benefícios.
Entre eles estão: redução do estresse, melhora da ansiedade, redução das dores crônicas, aumento da imunidade e muitos outros!
1 - Mas o que é o Mindfulness?
O Mindfulness, ou atenção plena, é a capacidade humana básica de estar totalmente presente, conscientes de onde estamos e do que estamos fazendo. É também o ato de não ficarmos tão presos e preocupados com o que está acontecendo à nossa volta enquanto executamos uma determinada tarefa.
Embora a atenção plena seja algo que todos possuímos naturalmente, ela fica bem mais fácil e quase que “automática” quando praticada diariamente.
Mas como assim?
Sempre que você está atento, observando o que o seu corpo está experimentando diretamente por meio de seus sentidos e/ou atento ao seu estado mental (pensamentos e emoções), você está sendo consciente.
Há pesquisas mostrando que, quando você treina seu cérebro para estar atento, na verdade está remodelando a estrutura física deste órgão.
2 - Como surgiu o Mindfulness
A atenção plena, ou Mindfulness, é uma prática que remete à várias tradições religiosas e seculares – do hinduísmo e do budismo à ioga e, mais recentemente, à meditação não religiosa.
As pessoas praticam a atenção plena há milhares de anos, seja por conta própria ou como parte de uma tradição.
O Mindfulness foi popularizado no Oriente por instituições religiosas e espirituais.
Um dos maiores responsáveis em trazer a atenção plena do Oriente para o Ocidente, mais recentemente, é Jon Kabat-Zinn.
Ele fundou o Centro de Mindfulness na Universidade de Massachusetts e o Oasis Institute for Mindfulness para educação profissional.
Kabat-Zinn aprendeu e estudou a atenção plena com vários professores budistas, incluindo Thich Nhat Hanh (uma figura influente e popular na atenção plena ocidental).
Essa integração com a ciência ocidental foi um aspecto crucial para ajudar a atenção plena a ganhar popularidade no Ocidente.
3 - Qual a relação entre Mindfulness e ioga?
Mindfulness secular como cultivamos por aqui, desprovido de conceitos filosóficos ou religiosos, se difere do ioga, que está vinculado às tradições!
Porém podemos dizer que há mindfulness numa prática de ioga quando as posturas forem executadas com mais consciência corporal.
4 - Conheça 4 mitos sobre Mindfulness
1 - Mindfulness não é esvaziar a mente. Sua mente foi projetada para ser tudo, menos vazia. Durante todo o dia pensamos, observamos e nos concentramos. A atenção plena não impede sua mente de pensar, mas faz com que ela esteja mais consciente dos seus processos cognitivos e com isso escolha melhor onde deve sustentar o foco de sua atenção.
2 - Concentração profunda.
O curriculum de mindfulness é awereness, ou seja, estar consciente de tudo que acontece enquanto acontece, quer no nosso mundo interno quer no externo.
3 - Alegria. Embora seja possível ser feliz estando atento, o Mindfulness não necessariamente tem esse objetivo.
4 - Paz. Algumas pessoas definem o Mindfulness como “um oásis de calma no qual os problemas desaparecem”. No entanto, o relaxamento geralmente está mais relacionado à passividade, enquanto a atenção plena pode exigir muito trabalho.
5 - Cinco perguntas comuns sobre Mindfulness
1. Existe uma maneira certa de praticar?
As pessoas pensam que estão errando ao meditar sobre o quão ocupada a mente está. Mas perder-se em pensamentos, percebê-los e retornar ao objeto de meditação escolhido — respiração, som, sensação corporal ou qualquer outra coisa — está correto! Se você está fazendo isso, você está fazendo certo!
2. Existem maneiras mais formais de praticar a atenção plena?
A atenção plena pode ser praticada a qualquer hora e momento, e é exatamente aqui que queremos chegar! Mas existem sim maneiras e recursos para explorar e treinar a nossa mente de maneira formal e que por sinal são muito úteis e necessários nesse processo!
Programas renomados como Mindfulness para Promoção da Saúde, Redução do Estresse Baseada em Mindfulness, Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness são algumas opções pra você começar.
3. Devo praticar todos os dias?
Não necessariamente, mas sendo uma prática benéfica, você vai perceber que quanto mais a praticar, mais benéfica será para sua vida.
4. Como encontro um instrutor de Mindfulness?
Se você deseja tornar a atenção plena parte de sua vida, pode procurar um professor ou instrutor qualificado.
Aconselho buscar por um centro especializado e idôneo, que pode te ajudar a encontrar a melhor forma de praticar a atenção plena.
6 - Como posso começar a prática de Mindfulness?
- Reserve um tempo;
- Você não precisa de uma almofada, banco de meditação ou qualquer tipo de equipamento especial para acessar suas habilidades de atenção plena, mas precisa reservar algum tempo e espaço na sua agenda;
- Observe o momento presente como ele é. O objetivo da atenção plena não é aquietar a mente ou tentar alcançar um estado de calma eterna. O objetivo é simples: prestar atenção ao momento presente, sem julgamento;
- De espaço para observar os pensamentos surgirem. Quando perceber que eles surgem durante a prática, deixe-os passar;
- Volte a observar o momento presente como ele é, notar sua respiração, sensações no corpo. Nossas mentes muitas vezes se deixam levar pelo pensamento. É por isso que a atenção plena é a prática de voltar, repetidamente, ao momento presente;
- Seja gentil com sua mente. Não se julgue por pensamentos que surjam, apenas reconheça que sua mente se desviou e gentilmente traga-a de volta.
7 - Quais os benefícios do Mindfulness?
- Redução dos níveis de estresse;
- Aumento da capacidade de concentração;
- Aumento da capacidade de memorização;
- Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático;
- Desenvolvimento da criatividade;
- Redução significativa da violência;
- Autogestão das emoções;
- Redução da dor crônica;
- Redução da ansiedade generalizada;
- Aumento da imunidade.
Se você gostou deste conteúdo, converse com a gente! Temos profissionais especializados que poderão te guiar na jornada do Mindfulness e trazer mais qualidade de vida para você!